sábado, dezembro 24, 2011

Feliz Natal!

A falta de iluminações de Natal nas cidades, faz com que não se sinta tanto o espírito da quadra, é um facto. Talvez, não fosse pelo facto de andar mais gente nas ruas que o habitual, nem davamos por ele a chegar...

A verdade, é que nem só de luzes vive o Natal, para mim vai muito além disso. A questão é que a maior parte das minhas tradições de Natal acontecem no dia 24, ou pelo menos na minha memória, só fazem sentido nesse dia.

A maior dessas memórias é a construção do presépio. Geramente era montado só no dia 24, apesar de o musgo ser apanhado no dia anterior. O presépio em casa dos meus avós é daqueles enormes cheios de figuras, além das imagens principais. Pastores, muitas ovelhas (ponham muitas nisso), lavadeiras, moinhos, castelos, cisnes e um lago, etc. Há ainda algumas particularidades, como o facto de o menino Jesus só ser posto na mangedoura à meia-noite e os reis magos só serem postos no dia de Reis.

Outra era o movimento que se gerava no salão. E essa é uma memória a guardar bem guardada, porque tão depresse nao volta a acontecer. Havia Natais onde a minha mãe não tinha tempo para ir almoçar, passava o dia praticamente sem comer. Hoje...enfim, não falemos de tristezas.

Agora, tenho novas tradições, como fazer bolachinhas de canela. Acreditem, nada me faz ficar tanto dentro do espírito como ir para a cozinha fazer bolachas. A grande razão é porque as faço para dar ou partilhar e depois, a casa fica com um cheiro delicioso.

Bem, já vai longo, por isso vou ficar por aqui, mas já agora, o que é que, para vocês, faz com se sintam verdadeiramente na quadra natalícia?

Desejo-vos um Feliz Natal, perto das pessoas que vos aquecem o coração, com muitos cheiros bons a pairar no ar, com o quentinho de uma fogueira e muitos doces. Se tiverem todas estas coisas, fico muito feliz por vocês ;)

3 comentários:

Tio Heartless disse...

O que me faz notar que estamos na quadra é a minha mãe a dizer-me que te de comprar alguma coisa par a os meus sobrinhos. Quando ela diz isso, estamos no natal.

Espero que tenhas um bom natal e que continues essa boa tradição das bolachinhas ;)

C. disse...

Olha eu estava assim meia tristinha este Natal mas... depois de ver a comida ontem, parece que nao custou tanto. Ai meu Deus... nem sei como te explicar LOL
Por aqui eles andaram sempre desde que cheguei com chapeus de natal pelas ruas, disfarcados de pai natal ou de duendes ou disfarcando tambem os caes em renas LOL Um fartote!

IvCord disse...

A correria aos presentes, embora façam parte de uma auto-imposição referente à epoca, é um dos grandes sinais. Aquilo que me faz percepcionar a altura da quadra, para além do frio, são os enfeites, as luzes, a árvore de natal, a quantidade de crianças que de repente sai a rua. A ceia simples em família com comida e doces incluídos. Mas o que mais move o meu natal é a evolução que posso observar da minha irmã ao abrir os seus presentes. É o natal que «rouba» os sorrisos e os olhos fascinados dos mais novos, mas que também solta o nosso lado mais honesto e unificador.