segunda-feira, junho 06, 2011

Venham os Desafios!

Há alturas em que surgem oportunidades na nossa vida e que não podemos deixar escapar. A questão é, quantas vezes deixamos passar essas oportunidades com receio de falhar, sem sequer tentar?

Uma das educadoras está de baixa e sugeriram que eu a substituísse. No momento em que vi a mensagem a perguntar se eu estava de acordo em substituí-la, passaram-me mil e uma coisas pela cabeça. Desde o orgulho por terem pensado em mim, porque isso significa que gostam do que tenho feito até agora, ao alívio de ter encontrado uma forma de estar ocupada a tempo inteiro, em vez de part-time, ao receio.

E o receio merece um parágrafo só para ele. Ponhamos os pontos nos is: sou estrangeira, estou a fazer um estágio de observação, ainda não domino bem a língua...o francês às vezes decide tirar folga e deixa-me a tropeçar nas palavras e a enrolar-me toda como se estivesse a brincar com um novelo de lã. Tendo isso em conta, tenho 20 crianças na sala e tenho de falar com elas todo o dia, todos os dias, levá-las a compreender o que precisam de fazer, a perceber os limites e, acima de tudo, fazer com que elas se sintam confiantes para virem ter comigo quando têm um problema em que precisam de ajuda para resolver. É um pouco normal que tenha um pouco de receio de não estar à altura do desafio.

Mas, foi precisamente isso que me levou a aceitar o convite, adoro desafios. Cá estou eu, pronta a ultrapassar qualquer obstáculo que se atravesse no meu caminho :D

Afinal de contas, quando nós estamos bem é que é o momento certo para arriscar! É isso que nos permite evoluir, crescer, aprender com os nossos erros, ir sempre mais além. Errámos? Acontece. No dia a seguir já não voltamos a fazer o mesmo erro. Deu asneira? Ao menos tentámos e já sabemos até onde podemos chegar.

É a maravilha do ser humano, a facilidade de aprendizagem e de adaptação! Além disso, o caminho é para a frente ;)

2 comentários:

C. disse...

Eu sabia :) parabens linda :D

C. disse...

Nao sei se recebeste a resposta :x