quinta-feira, maio 05, 2011

O Respeitinho é Muito Bonito

No meu estágio por terras suiças, tenho a oportunidade de confrontar duas realidades: ensino público português e ensino público suiço.
Esse foi um dos grandes atractivos quando aceitei vir, porque há sempre qualquer coisa nova para se aprender e, se isso já é verdade entre diferentes escolas, entre diferentes países as diferenças acentuam-se.

Uma das primeiras coisas que descobri foi o nível de respeito pela escola e pelos professores. Para variar, nunca fica mal dizer isto: o respeito, meus amigos, ensina-se em casa! Os professores podem batalhar todos os dias para ensinar as crianças, adolescentes e adultos, mas se em casa não se respeitam os outros e principalmente os professores e o trabalho feito na escola, então não vale de nada. É esforço deitado à rua, é suor desperdiçado. O estranho é que mesmo assim, há professores todos os dias a batalharem, a remarem contra a maré, apesar de saberem que o esforço não é reconhecido.

Ora bem, isso aqui não é assim. Há uma relação muito estreita entre a família e a escola, é uma parceria, há respeito de ambas as partes. Onde é que isso se vê melhor? Nos horários.

Para os mais cépticos, eu passo a explicar: quando eu estagiei no jardim-de-infância público, em Portugal, onde a escola começa às 9h, vi crianças a chegar à escola, sistematicamente, às pinguinhas até às 10h30. Quando há actividades com horários a cumprir, isto é a desgraça, acreditem, porque depois as crianças ficam com trabalhos em atraso, etc, etc.

Pois bem, aqui a escola começa às 8h10. Às 8h10 todas as crianças entram na escola e vão trocar os sapatinhos da rua, por chinelos de casa. A essa hora, só não estão na escola as crianças que por alguma razão nesse dia não vão de todo à escola. Não há desculpas, não há dormir até mais tarde, não há fazer o que se quer quando se quer. E é mais cedo que em Portugal!

Mas hoje também descobri uma das possíveis razões para isso acontecer. Fartei-me de rir para dentro quando me contaram, acho que devia ser aplicado em Portugal.
Quando uma criança não está na escola a horas, se os pais não avisaram que a criança nesse dia não ia à escola, o dever da educadora é telefonar para a polícia, que, consequentemente, irá a casa da criança.

Pode não ser a grande razão para haver mais respeito, mas sem dúvida que ajuda a pensar duas vezes antes de não se telefonar para a escola a avisar que o filhote não pode ir nesse dia ;)

2 comentários:

Tio Heartless disse...

Não temos assim tantos elementos na policia para fazer isso :P

Afal disse...

Verdade...precisamos dos que temos para passar multas de estacionamento...