terça-feira, janeiro 04, 2011

Campo de Férias

No final do ano lectivo 09/10, fui monitora num campo de férias. Foram três semanas que vão permanecer para sempre na minha memória como alguns dos dias mais marcantes e felizes da minha vida. Não são felizes e importantes apenas pela experiência em si, que foi espectacular, mas especialmente pelas crianças que tive o enorme prazer de conhecer.

E essas crianças são tão especiais que, mesmo não sendo minhas alunas na ciência, passam por mim na escola e vêm ter comigo nem que seja para um curto "Olá", um abraço, dois beijinhos, ou perguntar como estou, ou o que vou fazer nas minhas aulas.

São essas crianças, que entraram no meu coração e não saem mais, que me fazem andar com um sorriso parvinho na cara sempre que entro naquela escola. São situações que criam que me dão aquele calor que sabe tão bem no coração, que iluminam até o dia mais cinzento.

É saber que uma dessas crianças perguntou à minha patroa se iria haver campo de férias no Natal (não houve), e se eu iria estar lá. Que disse "Ohhhhhhh.....!" quando soube que não iria haver campo de férias (e consequentemente, eu não iria estar lá, lol).

É hoje, ter encontrado um desses miúdos, que já está no 2º ciclo, com o qual se desenrolou a seguinte conversa:
Eu: É incrível, no primeiro período só te vi uma vez e, ainda agora começou o segundo e já te vi duas vezes no mesmo dia!
Ele: Só me viste uma vez? Eu vejo-te todos os dias.
Eu: Como é que me viste todos os dias?
Ele: Nas fotos!

É uma mãe espantar-se por o filho ainda se lembrar do meu nome e de vir ter comigo todas as vezes que me vê, apesar de só ter estado uma semana no campo de férias.

E isto...isto é a razão pela qual adoro aquela escola, as oportunidades que me dá e as pessoas que conheci, especialmente as mais pequenas, porque um dia vão crescer e eu sei que vão ser excelentes adultos! Estas são as razões pelas quais fico triste só de pensar que tudo isto é passageiro e que um dia vou deixar de os ver...

Até lá, aproveito cada sorriso, meu e deles, abraço cada palavra, brilho com cada gesto afectuoso.

2 comentários:

C. disse...

que coisinhas tao riquinhas :) derrete o coração de qualquer um!

Afal disse...

É verdade e olha que não são do tipo de miúdos melosos, é porque gostaram mesmo de mim, porque gostam de vir falar comigo, isso é o melhor e não se consegue em todo o lado...vou ficar muito triste no dia em que sair daquela escola...