domingo, janeiro 20, 2013

#42 - Aprender a fazer pão com a minha avó

Ontem, apesar do mau tempo, do corte de electricidade que deixou muita gente às escuras e sem poder fazer, aparentemente, nada, tive a oportunidade de riscar mais uma das entradas na linha lista.
Uma das minhas melhores memórias de infância é ver os meus avós a fazerem pão aos sábados. A minha avó amassava, o meu avó aquecia o forno e ia mantendo um olho. Eu, como típica criança, andava lá às voltas a ver tudo e a comer massa, levando com o, também, típico "Olha que isso cola-se tudo às paredes do estômago!", que mais tarde vim a descobrir que é praticamente impossível de acontecer.
A verdade é que vejo essas manhãs como algo importante e que me deixa muitas saudades, porque os meus avós já não fazem pão há, possivelmente, mais de dez anos. Daí que este fosse um grande ponto na lista.
O forno já estava aquecido e como a minha avó apareceu em casa dos meus tios, estavam todas as condições reunidas.
Os meus primos tomaram o meu papel, andavam a comer a massa (penso que é mais forte que qualquer criança), e eu amassei o pão sob as directrizes da minha avó. Foi uma manhã bem passada e, quem sabe, talvez comece aqui uma nova página de história!

2 comentários:

C. disse...

que fixe :D

Afal disse...

E bom!! Que sabe muito bem :D Então com manteiga enquanto estava quentinho...nham!