terça-feira, outubro 06, 2009

Paixão

Desde pequena que descobri que os livros são como amigos. Ajudam-nos quando estamos em baixo, mostram-nos situações semelhantes àquelas pelas quais passamos, mostram-nos soluções que não tínhamos visto antes.

Os livros são pequenas janelas que, tal como o armário que nos leva até Narnia, nos abrem passagens para novos mundos, com novas pessoas e situações. Apoiamos algumas personagens e as suas opções, vibramos com as suas vitórias, entristecemos com as suas perdas e derrotas.

Muitas vezes fui salva por livros. Afastaram-me de uma realidade que me estava a apagar aos poucos. Estava presa na minha própria realidade, sem estar verdadeiramente nela. Os livros abriram o vórtice para sítios onde fui mais "eu" do que na minha realidade. Sítios onde me pude descobrir e crescer. Sítios onde deixei sorrisos e lágrimas. As lágrimas não fazem parte da minha realidade. Pelo menos aquela que os outros vêem.

Não há cavaleiro andante que supere os meus livros. Pelo menos, não ainda.

Onde houver um livro, eu sei que fico bem, porque vou ter sempre uma janela e vou poder dizer "Se perguntarem por mim, digam que voei".

5 comentários:

pedro disse...

o livro e um amigo =)

Tali disse...

Eu acho que as pessoas estão cada vez mais se afastando dessa grande 'paixão', a leitura!
Confesso que apanhei o gostinho depois de ter vindo para Portugal, porque antes.. LOL

Mas sim, o livro é um bom amigo e por vezes nos traz respostas que esperamos!

Só que, como é óbvio, eu gosto mais de ti do que de qualquer livro deste mundo :D

Te adoro minha lindezaaaaa!
**********************************

Vou lançar um livro: «Aiiii se as saudades matassem..»

Afal disse...

pedro, um livro é, acima de tudo, um amigo ;) tenho o maior desgosto da minha vida se perder os meus livros...

Tali, mas isso é porque, por mais que os livros sejam bons amigos, por mais que gostemos deles, nunca poderão retribuir o carinho que lhes damos como um amigo que não é feito de papel. Também te adoro muito!*********** E esse livro podemos escrever a quatro mãos...

Anónimo disse...

Os livros são uma das partes mais importantes da minha vida. É a minha outra realidade, como tu dizes. Foi com eles que conquistei, e ainda vou conquistar, os meus sonhos.

Parabéns pelo blog.

Afal disse...

DarkLuneAngel, obrigada ;)

Os livros são sem dúvida aliados, se os soubermos, respeitar e os amarmos eles abrem-nos a porta para os seus segredos.