sábado, setembro 12, 2009

Direito a Ser Criança

Não há nada pior no mundo do que uma criança privada do direito de ser criança.

Não é a minha veia de educadora a falar, é a de ser humano.

Não há pior no mundo que um pai que torna cinzenta a existência de um filho.
O mundo das crianças deve ser colorido. Não cor-de-rosa, atenção, mas sim colorido. Deve poder brincar, deve poder explorar, questionar a vida com os seus intermináveis "porquês", deve poder crescer. Acima de tudo...deve ser amada, porque uma criança amada, por mais dificuldades que haja na sua vida ou na vida dos que a rodeiam, será sempre uma criança feliz.

E agora pergunto-me e perguntam-se vocês: e quem é que tira esse direito às crianças?

E a resposta é assustadora: os adultos. Os mesmos que têm o poder para dar vida a seres, são também aqueles capazes de tornarem a sua existência uma autêntica inexistência.

Custa ver uma criança alegre e inteligente definhar e perder as cores, apenas porque o progenitor fez más escolhas na vida. Mesmo que não esteja ciente disso agora, irá estar no futuro, é uma promessa/ameaça que lhe faço.

4 comentários:

Dexter disse...

Concordo absolutamente. Se há coisa que me ultraja é saber que existem pessoas que praticamente apagam a vida a uma criança, devido a egoísmos inúteis...

A sério que qq dia dedico-me a defender casos de crianças maltratadas...simplesmente é daquelas coisas que me conseguem tirar o sono.

Afal disse...

Eu acho que fazias muito bem. Bem precisam de alguém que as defenda com unhas e dentes!

Mas muitos dos casos mais graves nem te chegariam às mãos. Esses simplesmente não saem das quatro paredes que constituem uma casa...

As aparências iludem. Experiência própria [ http://thephoenixflight.blogspot.com/2008/01/no-sei-o-que-escrever-aqui-s-sei-que.html ] Este é o tipo de situação em que por fora tudo parece bem, quando por dentro está tudo morto.

Maria disse...

E o mundo em que elas vivem seria o ideal :) Sem qualquer dúvida.

beijinho.

Afal disse...

Maria, bem-vinda :)

Os adultos é que têm a mania de estragar as coisas, porque já que o mundo deles não é ideal, por que o há-de ser o mundo das crianças? Felizmente as mentalidades estão a mudar e vêem-se cenas muito bonitas entre pais e filhos.