sexta-feira, dezembro 12, 2008

Será sonhar demasiado alto?

Será sonhar demasiado alto quando penso em escrever?

Escrever não só para mim, mas também para os outros...

Há anos que acalento esse sonho, o de escrever os meus mundos paralelos. Sonho com o dia em que a minha mente deixará antever um pedaço de si à luz do dia.

Um dia li que, para se sentir verdadeiramente realizado, um homem deve plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho.

Perguntaram-me recentemente onde é que me vejo daqui a 5 anos. Nunca estamos à espera quando nos fazem uma pergunta destas (embora eu devesse esperar, uma vez que fui falar com uma psicóloga por causa de orientação vocacional...). Hoje daria a mesma resposta, com algumas diferenças. Esqueci-me da árvore...

Tem lógica, na verdade. Daqui a 5 anos, vejo-me com uma família, o que implica o/a filho/a. Tendo uma família, e sonhando bem alto na actualidade deste país, espero um dia ter uma casa. Ora...tendo uma casa, uma das minhas "exigências", é ter espaço para ter árvores e uma pequena horta. Pancadas, sonhos, chamem-lhes o que quiserem, mas é, como eu disse, uma exigência. Logo...plantar uma árvore.

Fica a faltar o livro...

Escrever é algo que me dá prazer. Liberta-me e ajuda-me a comunicar.
Tenho consciência que, tirando um dia ou outro, as palavras são minhas aliadas. Consigo manipulá-las, moldá-las de forma a transmitir o que quero com um certo nível de precisão.

E agora vem o problema...os meus mundos expostos...

Tenho uma certa dificuldade em fazer tal coisa...por várias razões. por exemplo, algo que eu acho que é relativamente bom, a maior parte das pessoas não achará. Tenho, também, uma certa dificuldade em transcrever diálogos; de alguma forma, soam-me sempre forçados.

Mas problemas à parte, este não deixa de ser um sonho. O meu sonho.

Falta descobrir, um dia, se sonhei demasiado alto e, como o Ícaro, me aproximei demasiado do sol, ou se consegui voar apenas alto o suficiente para concretizar o meu sonho, aquele que me iria realizar enquanto pessoa.

2 comentários:

Leo Mandoki, Jr. disse...

....acho que não é sonhar alto!!! é sonhar...e o sonho é a porta de entrada para a concretização da vida...
se fores ler a biografia dos grandes escritores, vais verificar que há sempre um denominador comum entre eles: todos trabalhavam imensas horas na escrita. Falaste na tua dificuldade em diálogos...pois bem...o mestre dos diálos, o Hemingway escrevia, reescrevia diversas vezes o mesmo texto só para encontrar a "verdade" dos diálogos....escrever é essencialmente TRABALHO...e algo me diz que tens essa resolução dentro de ti!

Hoje está um belíssimo dia londrino aqui em Leiria!!

beijos!

Anónimo disse...

Sabes?
Eu acredito em sonhos! Temos de lutar por eles estejam eles perto ou nao do sol. Se tivermos de cair, ao menos tentamos!
Estou contigo... luta por esse sonho... escreve. mostra. publica! manda os teus textos para editoras. MEXE TE OUVIST?!
Estou ctg!